26/12/2011

Jonathan Dawson: The Global Ecovillage Experience



Em 2011 Jonathan Dawson, professor no Schumacher College, faz uma apresentação muitíssimo interessante sobre o seu estudo aprofundado da GEN (Global ecovillage network).

Ver isto!


Só um pormenor narcísico:

Em 2009 Pedro Garcia finaliza a sua tese de final de licenciatura de Sociologia sobre a ecoaldeia Tamera ;)

06/12/2011

TIBÁ






Através da integração entre arte e ciência, intuição e lógica, razão e sentimento, a comunicação será enriquecida. A cada indivíduo se dá a possibilidade de trocar suas próprias experiências, de fazer parte de um coletivo verdadeiro, usando comunicação e criatividade em grupo.

O TIBÁ se dispõe em toda a extensão de seus programas, atendendo comunidades e organizações, por exemplo, nas áreas de bio-arquitetura, agroecologia e no planejamento de ecovilas. Mantém ainda convênios e intercâmbios com instituições, grupos e pessoas direcionadas para os mesmos fins.

Pesquisamos e desenvolvemos protótipos de moradias saudáveis e de sistemas agroflorestais. Também produzimos materiais didáticos, na forma de cartazes, documentários, jogos, manuais e livros.

Nossa equipe está disponível para realizar palestras, oficinas de trabalho e cursos fora do TIBÁ. Já apresentamos seminários em todo Brasil e outros países da América Latina, Europa e na Índia.

Da mesma forma, estamos abertos para receber outros grupos que estejam procurando um lugar especial e acolhedor para realizar diferentes atividades.

O TIBÁ está situado ao redor de uma praça no meio de uma área coberta pela exuberância da Mata Atlântica, por nós recuperada. Há várias trilhas pela floresta onde se pode ver muitos animais e árvores exóticas, riachos e açudes, pedras e cachoeiras, hortas e pomares sustentáveis.

No idioma tupi, tibá quer dizer :
LUGAR ONDE MUITAS PESSOAS SE ENCONTRAM

http://www.tibarose.com/port/home.php

01/12/2011

O Banco que não cobra juros! JAK Bank Report (2007) LEGENDADO PT



António Sérgio bem disse que a contribuição mais importante que teve para Portugal foi a sua obra sobre o Cooperativismo. Cooperativas de crédito, entre tantos outros tipos de cooperativas, estão lá muito bem definidas.

Agostinho da Silva fazia, no entanto, um reparo ao vistuosismo desta sua obra. Faltou, ao Cooperativismo de António Sérgio, atender devidamente à especificidade da realidade portuguesa.

Continuemos a bela da história!