20/10/2008

Tripas à Moda de Monsieur Ramos

O outro dia, ao ler um jornal surpreendentemente interessante (A23) fiquei presa a um artigo de Manuel da Silva Ramos.
Começa por dizer que foi ao Porto para dar uma conferência no café Guarany cujo tema era " A importância do pensamento Gnóstico no desenvolvimento do Orgasmo feminino". Um tema aliciante para os jovens dizia ele embora "Não Goste do Porto.Acho-o pegajoso como capuchinho do Portas e religioso como uma freira pasmada que acaba de sair da Catedral da Santíssima Trindade em Fátima que mais pareçe uma praça de Touros."
Achei hilariante este desbocar tão típico de quem realmente é do Porto.Já discuti esta temática com muitos nortenhos e Cada vez mais sinto uma raiva crescente porque "eles" não têm qualquer tipo de preconceito em falar Mal de Lisboa...E de barato, porque provavelmente sempre ouviram os pais, os tios os avós e enfim, toda a sua comunidade orgulhosa de gente "à séria"é do Norte Carago!Um homem à seria é do Nuorte!!A minha resposta inicialmente calma, cresceu em indignação porque sinceramente não há paciencia para uma hostilidade estúpida, gratuita e tão pouco fundamentada.Eu adoro o Porto, adoro Lisboa, posso dizer que adoro todo o Portugal, mas em que é que dizer que os pasteis de nata não são pasteis de belem muda o facto de em belem se comerem uns bons pasteis?
Só parecem estupidos voces...
O senhor Manuel continuou a sua descrição do "único sítio que vale a meus olhos um dedalzinho de indulgência".Lá encontrou um amigo que (e para o bem de todos apartir de agora o citado estará em itálico porque isto das aspazinhas já me está a irritar e lembra-me alguém a fazer aquele gestozinho idiota e forçado com os dedos) Nascera na província e desse tempo ficara-lhe a paixão das tascas e das putas.Víamo-nos às vezes em Lisboa no lançamento de livros, vernissages de pintura ou concertos de cantores franceses.Sentou-se e encomendou umas tripas.
Mais tarde já na tal conferência, meio vazia porque enfim, a cultura nunca arrastou multidões neste país que vive a trivialidade do costume, problemas de saude derivados de questões financeiras, explicou então que em 1945 foram encontrados no egipto toda uma biblioteca gnóstica em papiro e em tradução copta.Explicou então o conceito de gnose.
Eu, ignorante não sabia de nada de nada.Uma pesquisa rápida esclareceu:
Gnose é conhecimento superior, interno, espiritual, iniciático.Em filosofia, epistéme significa "conhecimento científico" em oposição a "opinião", enquanto gnôsis significa conhecimento em oposição a "ignorância", chamada de ágnoia. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa.
Claro que o gnossismos (" ") é forte no brasil, e nao querendo ofender ninguém os gregos nunca quiseram que os seus ditares se transformassem numa cultura de massas que grita aos céus...
Compreendo e fascina-me a gnose como conceito cientifico, filosófico e artístico mas religioso é já mais dificil de aceitar quando na base da sua definição está o conhecimento em oposição à opinião.Como é que isto se traduz na aceitação firme da existência de um Deus?
Enfim, Retomando:
(...) e disse-lhes que à força da experiência lendo ora o Apocalipse de Adão (...) às mulheres apaixonadas elas entravam imediatamente num longo e puro orgasmo.Não era de admirar disse-lhes eu, não havia em toda a alma abrasada o desejo de recuperar o que ela tem de divino?
Chegou o lemos e lá foram em busca das merdetrizes.Na vigésima casa o Senhor Ramos escolheu uma Brasileira de ascendência Japonesa, altíssima (...) Cara de gueixa num corpo escultural.Esta mestiçagem excitou-me.Descreveu literalmente tudo aquilo que fizeram com toda a naturalidade que o calão lhe ofereceu e depois explica como a revelou.
Sabes quem eram os gnósticos?Umas pessoas como nós.Acreditam na salvação pelo conhecimento.O sofrimento do exílio está na base dos gnósticos.
Ao que ela respondeu: Eu estou neste mundo mas eu não sou deste mundo.
O texto continua: Se a vida é éxodo o gnosticismo dev encontrar vias que lhe permitam o regresso à pátria de origem.O conhecimento é o instrumento desse regresso que se chama salvação.
Em vésperas de exodo, não deixo de me fascinar por estas afirmações.Todo o texto me despistou um pouco, pela maldita ignorância , mas não deixou contudo de me ferir.Não sei àcerca da salvação mas sei qual é a minha pátria de origem.Lá não está o conhecimento.
Não sei para onde vou, nem porquê.
Mas vou.

1 Comments:

Blogger Chatimsky said...

e vais muito bem acompanhada pela tua vontade, que tudo leva consigo!

boa viagem minha querida!!



minha querida é um bocado foleiro...boh!

1:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home