13/04/2011

FUNDAÇÃO VOX POPULI

Apresentação

Fundação Vox Populi
Desde que, nos anos trinta do século passado, George Gallup popularizou, nos EUA, as sondagens de opinião, o seu papel e a sua importância não têm parado de crescer na vida das sociedades modernas.
É sabido que elas estão hoje na base da actividade política. Os meios de comunicação não as dispensam. E menos ainda delas prescinde a moderna economia de mercado, onde qualquer acção de gestão, qualquer decisão comercial, promocional ou publicitária, assenta no conhecimento tão exacto quanto possível das características do mercado consumidor.

Todavia, a utilização das sondagens, enquanto instrumento de estudo das populações, pode e deve ir mais além.

Os tempos modernos exigem que os estudos de opinião, sejam encarados e definitivamente aceites como um instrumento de conhecimento da sociedade, essencial para o desenho de políticas de desenvolvimento.

Nos tempos de hoje uma sociedade que não se conhece, não consegue desenvolver-se, nem evoluir de forma justa e sustentada!

Daí que a auscultação da opinião pública tem hoje uma importância decisiva na gestão da vida colectiva. Nos regimes democráticos, a justificação e o suporte do poder transferiram-se dos canhões para as urnas, cuja voz é um dogma inquestionável!

É desta consciência que nasce a decisão de instituir a Fundação Vox Populi que desenvolverá a sua actividade no terreno das questões sociais, culturais, ambientais e económicas fundamentais da vida das populações.

Pretende-se auscultar as preocupações dos cidadãos, identificar as suas perplexidades, detectar as suas carências e as suas necessidades de informação, mediante a divulgação e o aprofundamento dos princípios básicos dos estudos de opinião: rigor científico, independência e ética profissional.


Com particular enfoque na população portuguesa residente no Continente e nas Regiões Autónomas, a Fundação visa alargar o seu universo às comunidades portuguesas espalhadas pelos cinco Continentes, procurando também conhecer as suas ligações à Mãe-Pátria, a permanência dos seus valores culturais e os vínculos à sua Língua e às suas Origens.

Foi a plena convicção de que a acção da Fundação incentivará de modo significativo o conhecimento para o desenvolvimento social e económico português, que levou os seus Fundadores, Luís Queirós e Esposa, cuja vida profissional, na Marktest, foi dedicada aos estudos de mercado, a criar este projecto rodeando-se de pessoas que comungando dos mesmos ideais aceitaram o desafio de aderir a este projecto inovador e ambicioso nos seus objectivos.

Ver: http://www.fvp.pt/edicoes/fvp/index.aspx