28/04/2011

Revista Nova Águia






É com grande orgulho e alguma comoção que partilho estas duas nobres iniciativas! E a todos os que se sentem incomodados por movimentos denominados de nacionalistas apenas tenho a dizer que ser, tanto a nível individual, como nacional, será sempre um conflito de eternas imprevisibilidades. No entanto, com toda a certeza, o mais belo conflito de sempre, e o mais rico em descobertas e encontros. Não ser não é opção, deixar-nos ir não é opção, ter aversão ao poder não é opção, pois, afinal de contas, há sempre alguém que dirige, mesmo que sintamos por momentos que seguimos ao sabor do vento, ao sabor de Deus, estando o leme nas mãos de um outrem desconhecido. Esse sentimento de liberdade, de harmonia telúrica ou de esplendor divino só se conquista de forma imanente.

Pedro Garcia

"A Águia foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal, em que colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa Cultura, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.

A NOVA ÁGUIA pretende ser uma homenagem a essa tão importante revista da nossa História, procurando recriar o seu “espírito”, adaptado ao século XXI, conforme se pode ler no nosso Manifesto.

Tal como n’ A Águia, procuraremos o contributo das mais relevantes figuras da nossa Cultura, que serão chamadas a reflectir sobre determinados temas:

- Primeiro número (1º semestre de 2008): A ideia de Pátria: sua actualidade.

- Segundo número (2º semestre de 2008): António Vieira e o futuro da Lusofonia.

- Terceiro número (1º semestre de 2009): O legado de Agostinho da Silva, 15 anos após a sua morte.

- Quarto número (2º semestre de 2009): Pascoaes, Portugal e a Europa: 20 anos após a queda do Muro de Berlim.

- Quinto número (1º semestre de 2010): Os 100 anos d' A Águia e a situação cultural de hoje.

- Sexto número (2º semestre de 2010): A República, 100 anos depois.

- Sétimo número (1º semestre de 2011): Fernando Pessoa: "Minha pátria é a língua portuguesa" (nos 15 anos da CPLP).

- Oitavo número (2º semestre de 2011): O Pensamento da Cultura de Língua Portuguesa: nos 30 anos da morte de Álvaro Ribeiro."

Fonte: http://novaaguia.blogspot.com/